Qual a importância de cultivar hábitos saudáveis em família?

Manter a dieta não é uma tarefa fácil. E enquanto o restante da família continua consumindo alimentos calóricos e pouco nutritivos é praticamente impossível. Afinal, quando a tentação está inserida nos hábitos da família, fica muito difícil resistir.

A verdade é que a melhor forma de manter a dieta, perder peso, praticar mais exercícios, dormir melhor ou conquistar qualquer outro hábito saudável é fazendo isso junto com o restante da família.

Quer descobrir por que cultivar hábitos saudáveis em família é tão importante e como você pode tornar isso realidade na sua casa? É só continuar lendo o nosso post!

Por que hábitos saudáveis são tão importantes?

A mudança de estilo de vida é a forma mais saudável e eficaz de controlar o peso, entrar em forma e prevenir doenças (osteoporose, infarto, câncer de cólon e reto, refluxo gastroesofágico etc) em longo prazo.

O que seriam hábitos saudáveis?

Os hábitos saudáveis que trazem maior benefício ao indivíduo estão relacionados ao controle da dieta, à prática de exercícios físicos, ao não uso de substâncias maléficas e a uma boa saúde mental, como:

  • abandonar o tabagismo;
  • controlar o consumo de bebidas alcoólicas e evitar drogas;
  • praticar exercícios físicos de intensidade moderada de 3 a 5 dias por semana;
  • aumentar o consumo de frutas, vegetais, legumes, cereais e carnes brancas;
  • evitar consumir refrigerante, frituras, doces e outros alimentos hipercalóricos/pobres em nutrientes;
  • dormir 6-8h por noite;
  • fortalecer a relação com a família e com os amigos.

Qual a importância desses hábitos para a família?

Como a família é a principal fonte de relações sociais da infância à velhice, os hábitos familiares acabam tendo uma influência enorme na vida de cada um dos seus membros.

Se a família costuma passar o tempo livre assistindo televisão, por exemplo, a prática de exercícios físicos provavelmente não vai ser uma prioridade na vida de nenhum deles.

As crianças são ainda mais susceptíveis a esses hábitos, já que estão em uma fase de formação e aprendizagem e correm o risco de carregar os maus hábitos da infância por toda a vida, tendo que lidar com as consequências de cada um deles.

Como cultivar hábitos saudáveis em família?

Se divirtam ao ar livre

Para aumentar a prática de exercício físico de um jeito divertido, troque as idas ao cinema e os jogos de videogame, por caminhadasao ar livre e passeios no parque. Dá para andar de bicicleta, inventar brincadeiras, passear com o cachorro e ao mesmo tempo fortalecer os laços familiares.

Façam as refeições em família

Com todos reunidos ao redor da mesa é mais fácil garantir o consumo de alimentos saudáveis, já que os adultos se sentem mais incentivados a seguir a dieta e as crianças recebem bons exemplos do que comer.

Melhore a relação da família com os médicos

As visitas regulares ao médico devem ser vistas como mais uma forma de melhorar a saúde: conferindo o cartão de vacina, realizando exames que rastreiam as doenças, ajustando doses de medicamentos, avaliando a pressão arterial etc. É possível até ter um médico da família responsável pelo cuidado básico dos avós, dos pais e dos filhos.

Estimule o romantismo entre o casal

O romance e a intimidade são importantes para o fortalecimento da estrutura familiar e fazem bem para a saúde mental e física do casal, além de criar um ambiente mais agradável para as crianças.

Estipule a rotina do sono

Uma boa noite de sono deve ser uma prioridade para toda a família. Os quartos devem ser escuros, silenciosos e, se possível, sem itens eletrônicos. Para controlar melhor o horário destinado ao sono, determine a partir de que horas eles devem ser desligados e quando o café da manhã será servido, por exemplo.

Gostou das nossas dicas de hábitos saudáveis para a família? Compartilhe o nosso post com seus amigos nas redes sociais e divida essas informações com eles!

Publicado por primeiro em Gastroclínica Cascavel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

R. Belo Horizonte, 2607 - Alto Alegre, Cascavel - PR, 85805-020

Ligue agora:

Ligue agora:

(45) 3036-1000

Envie um email para

Envie um email para

faleaqui@genesishospital.com.br